Site Maker

Ortodontia

A ortodontia é a área da odontologia que cuida das más oclusões. Mas o que são más oclusões? Consiste no mal posicionamento dentário, seja por condições dentárias, óssea, ou ambas.


Ter um sorriso bonito e bem alinhado é um dos requisitos para uma boa aceitação social. A ortodontia devolve não somente a excelente posição dentária, mas auto-estima e qualidade de vida.


Problemas ortodônticos podem ser prejudiciais a mastigação, fala, deglutição, articulações e até mesmo a respiração.


Se você apresenta algum tipo de problema nas arcadas dentárias, então precisa procurar um ortodontista para avaliar qual o tipo de procedimento deve ser realizado. Existem diversas formas de tratamento, você pode necessitar utilizar um ou vários tipos de aparelhos ortodônticos por determinado período; Ou em alguns casos necessitar além do tratamento ortodôntico cirurgia ortognática para correções ósseas.


Atualmente temos uma grande diversidade de modelos de aparelhos ortodônticos, eles podem ser móveis ou fixos. Os fixos mais comuns são o convencional, o auto-ligado, o cerâmico, o lingual e alinhadores invisíveis.


O aparelho convencional, mais conhecido como metálico, requer manutenções periódicas, geralmente mensais, bastante eficaz e é geralmente o preferido dos adolescentes.


O auto-ligado tem como principal vantagem a rapidez do tratamento, o maior intervalo entre as manutenções (dois em dois meses). Este aparelho é bem indicado para quem deseja um tratamento rápido e ao mesmo tempo não tem tempo de ir mensalmente para realizar as manutenções.


O cerâmico, mais conhecido como braquetes estéticos, é excelente para quem não gosta do famoso “sorriso metálico”, geralmente o preferido das pessoas mais discretas e vaidosas, apresenta excelentes resultados e é bem indicada para a maioria dos casos.


O lingual é o tipo de aparelho similar ao tradicional, mas é fixado atrás dos dentes. O tratamento com esse aparelho não é mais incômodo e nem mais longo do que o aparelho convencional, necessitando apenas do período de adaptação normal, semelhante ao aparelho convencional. Essa é a forma mais discreta para corrigir e alinhar os dentes